Conteúdo Viral: Motivos que nos levam a compartilhar!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Constantemente recebemos memes no Whatsapp ou passamos por eles no feed do Instagram, isso não é a toa! O meme é um conteúdo facilmente compartilhável, ele te faz rir e querer enviar para uma pessoa que você lembrou.

Mas já parou para pensar em como criar um conteúdo viral? Hoje vou listar os tipos de conteúdo compartilháveis e vou apresentar também o motivo para isso, acompanha ai!

Emoção

Uma mulher segurando seu tablet expressando a emoção de sorrir.

Quando ganhamos uma promoção logo queremos comemorar com as pessoas que amamos, do contrário corremos para chorar nossas mágoas. Compartilhar faz parte do nosso cotidiano, e dentro da internet não é diferente.

Conteúdos que nos fazem rir ou ficarmos apavorados nos fazem sentir a necessidade de compartilhar. Por isso os memes são tão virais, assim como notícias sobre epidemias se espalham tão rápido. O corona vírus tá ai para provar isso, não é mesmo?!

Quando nos importamos com uma causa logo passamos a mensagem a diante, com o intuito de convencer outras pessoas a ajudar. É comum terem campanhas nas redes sociais para ajudar crianças, Ongs, etc.

Dividir emoções é uma forma de nos conectarmos! Isso não quer dizer que tristeza engaje, pelo contrário o que envolve são emoções com alta excitação emocional.

Moeda Social

moeda social: uma mão segurando uma moeda para colocar no cofre de porquinho sorrindo.

Já ouviu falar em Moeda Social? Ela existe para satisfazer a nossa necessidade de “ser legal” perante a sociedade. Ela é como uma prova social, por isso que quando sai alguma notícia sobre BBB a gente corre para comentar.

Temos a necessidade de “estar por dentro”, fofocar faz parte do nosso cotidiano. Por isso quando achamos algo interessante ou útil a gente corre para dividir com outras pessoas.

Gatilhos

uma caixa de lembranças cheia de fotos, elas acendem gatilhos que remetem lembranças da infância

Sabe quando você assiste algum comercial e lembra de algo da sua infância? Esse fenômeno é chamado de gatilho, ou seja, é quando alguma situação desperta uma lembrança que temos guardadas em nosso cérebro.

Dessa maneira é importante atrelar à sua marca a mensagens que despertem os gatilhos, assim quando seu conteúdo aparecer as pessoas vão querer compartilhar!

Valor Prático

um computador aberto em um site cheio de promoções e uma mão com um cartão pronto para comprar

Hoje em dia é comum existirem grupos para anunciar promoções, eu mesma participo de um no Whatsapp e quando encontro alguma promoção interessante encaminho para amigos e parentes.

O valor prático está relacionado com notícias que nos remetem a praticidade, a gente gosta de enviar para outras pessoas informações que vão fazê-las poupar dinheiro, economizar tempo ou melhorar a saúde. Fazemos isso quando estamos distantes e mesmo assim queremos ajudar.

Histórias

Uma mulher jovem, aparentemente influenciadora digital compartilhando com seu seguidores sua comida

Atualmente a profissão que está super em alta é a de “Influencers” e o motivo de terem se destacado tanto é pelo fato de contarem histórias. Todos sabemos que os influenciadores são contratados por marcas para fazerem propaganda de seus produtos, porém esses “publis” são agregados de maneira tão sutil que acabam convencendo o público.

Temos que aprender com esses influenciadores, ou seja, temos que envolver o nosso produto em histórias. Anunciar o tempo todo se torna cansativo e faz com que as pessoas não prestem atenção no que estamos dizendo. Exatamente por isso temos que construir conteúdos de valor, colocando nosso produto com peça chave para resolver os problemas alheios.

Visibilidade pública

No post sobre Stories explicamos para vocês a importância de expor a realidade em suas redes, pois as pessoas se identificam e se conectam com as outras. Existe uma expressão chamada psicologia da imitação, ela afirma que as pessoas tendem a observar e imitar comportamentos de outras pessoas.

Em 2019 começou um fenômeno dentro do Instagram, os Challenges! Eles são vídeos normalmente de maquiagem nos quais vários cortes são feitos chegando rapidamente ao resultado final.

Tudo começou com uma blogueira fez um vídeo de #evouluiuchallenge e soltou na rede, logo vários usuários começaram a copiar, confirmando ainda mais a premissa de que comportamentos são imitados e compartilhados.

E agora? O que devo fazer para criar um conteúdo viral? Você deve criar conteúdos que envolvam emoção, que contem histórias de valor, que sejam gatilhos positivos para as pessoas, que tenham valor prático e facilitem a vida delas. Indico também a leitura do livro Contágio do autor Jonah Beger, ele é sensacional e fala exatamente sobre esse assunto, aliás usei muitas referências dele.

Se joga! Faz esse povo compartilhar seu conteúdo aos quatro ventos! Vai buscar seu sucesso!

Criamos um site rápido, bonito e fácil de mexer, para seu negócio ter presença digital!

Você precisa aparecer quando te pesquisarem, e ser superior quando te encontrarem. Fique um passo à frente dos seus concorrentes gastando pouco.

Veja algumas publicações parecidas

Gostou do conteúdo?

Se inscreva gratuitamente e receba dicas semanais!

newsletter ilustração

*enviaremos um e-mail semanal, nunca te enviaremos spam, pode ficar tranquilo!