Obsolescência programada: qual impacto no Marketing?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imagem principal do blog

Nós vivemos em um mundo extremamente globalizado, a internet trouxe uma agilidade muito grande para tudo, em todos os aspectos. Os avanços, novidades e upgrades são constantes, em ritmo acelerado. No marketing digital não é diferente, todos os dias as coisas se modificam, se atualizam e é necessário estar constantemente absorvendo aprendizado e conteúdo para acompanhar esses avanços. Pra você entender melhor o que estamos falando, vamos abordar essa questão nos smartphones, segmento onde a obsolescência programada e muito forte.

Se você usa um smartphone, você provavelmente já percebeu que todos os meses novos modelos são lançados, com novas funções, novos designs, etc.

Mas você sabe o que é obsolescência programada? 

macaquinho pensando


A obsolescência programada é o ato proposital por parte do produtor, de tornar um produto perfeitamente capaz e funcional em obsoleto e não funcional, com o propósito de forçar o consumidor a comprar um novo produto, mesmo que o upgrade não seja necessário, a estratégia é fazer com que você sinta essa necessidade.

Ou seja, o produto já é desenvolvido para durar somente o período programado pelo seu fabricante, mesmo que pudesse ter uma duração maior.

Possivelmente um smartphone que poderia ser atualizado e usado com as funções mais recentes durante 5 ou 6 anos sem que fosse necessária a troca, acaba se tornando obsoleto com maior rapidez. Fabricantes precisam que você compre novos aparelhos todos os anos, então seu smartphone acaba sendo privado de algumas funções e atualizações, mesmo que sejam completamente capazes de absorver-las, para que você se sinta pressionado a comprar um novo aparelho. 

Essa estratégia é bastante prejudicial ao meio ambiente, com exceção da Apple, nenhuma outra empresa se preocupa em ter um programa de reciclagem de seu hardware, para que o meio ambiente sofra o menor impacto possível. Além disso, apesar de conhecida por praticar obsolescência programada, a Apple é a empresa que oferece suporte a seus produtos durante mais tempo, mesmo que mantenha algumas funções de fora, o que também faz parte da estratégia de obsolescência programada.

O avanços diários e a influência no Marketing:

celular quebrado


Todos esses avanços acontecem também no marketing! Todos os dias novas funções, ferramentas e meios são atualizados, lançados ou completamente reformulados e quando são, já sabe-se quase que de certo que serão atualizados ou reformulados muito em breve. Ou seja, a obsolescência é frequente no marketing, é algo comum da área e acontece todos os dias, sendo programada ou não.

Com a certeza de que todos processos, ferramentas e meios ficarão obsoletos muito em breve, é preciso aprender os novos processos e formas de lidar com o conteúdo constantemente, quase que diariamente, a busca por conhecimento, aprendizado e atualização precisa ser constante, porque todos os dias novas ferramentas e tendências são lançadas, todos os dias algo é atualizado no que você já costumava fazer.

No mundo dos smartphones, a carga da obsolescência programada é extremamente negativa para consumidor e meio ambiente, o processo acaba se tornando positivo na área do marketing e mídias sociais, mesmo que se torne muito exigente.

Conte com uma equipe!

equipe de marketing trabalhando

É aí que entra a grande utilidade de ter uma equipe especializada nessa parte, porque seria humanamente impossível você exercer seu trabalho, confeccionando bolsas, por exemplo, exibi-las em sua vitrine, fotografá-las para o seu site, criar os textos, conteúdos e criativos para suas redes e ainda organizar e executar todos os anúncios e campanhas, acompanhando a velocidade em que essas ferramentas são atualizadas.

É preciso ter em mente que manter o foco é um grande trunfo, então foque no que você faz de melhor, que no nosso exemplo é confeccionar bolsas, e se aplique em fazer as melhores bolsas que puder fazer, para que o seu produto seja cada vez melhor! Nas demais áreas que envolvem o seu negócio, conte com uma equipe e profissionais de confiança, especializados no que fazem!

Curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Nos siga no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e LinkedIn. Abaixo você também pode se inscrever em nossa NewsLetter para atualizações semanais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas publicações parecidas